Hamsá ou mão de Fátima

Hamsa

Hamsá, mão de Fátima, também conhecido como “mão de Deus”, “chamsá”, “mão de Fátima” ou “mão de Hameshh”, o Hamsá é considerado um amuleto contra o mau-olhado para os adeptos do judaísmo e do islamismo.

Usado como amuleto contra as energias negativas, os acessórios de hamsá são um sucesso e atraem cada vez mais mulheres. 

Hamsá
Hamsá

“mão de Hamsá” é caracterizada por representar o desenho de uma mão direita simétrica (dedos com as mesmas proporções), e com um olho ou outros símbolos no meio da palma da mão, como estrelas de Davi, peixes ou pombos.

Esse símbolo está associado aos cinco pilares do Islamismo:

  • Shahada – afirmação da fé;
  • Salat – orações diárias;
  • Zakat – dar esmolas;
  • Sawm – jejum durante do Ramadão;
  • Haji – peregrinação à Meca.

No Judaísmo, esse símbolo serve especialmente como proteção contra o mau-olhado.

Ele também é conhecido como Mão de Fátima – nome de uma das filhas do profeta Maomé – sendo uma mulher de grande figura para o Islamismo assim como o catolicismo tem  a Virgem Maria. Ela serve de modelo para as mulheres muçulmanas, pois eles acreditam que Fátima sempre foi uma mulher sem pecados.

Tatuagem Hamsá

Atualmente, a símbolo hamsá está presente em todo o mundo, seja em estampas de roupas, pingentes ou tatuagens.

As pessoas que decidem tatuar uma “mão de Hamsá”, normalmente, buscam pelo significado simbólico que o amuleto carrega, além da beleza estética.

Entre outras interpretações atribuídas à “mão de Hamsá” está o poder da fertilidade (“mão de Fátima”) e da proteção contra o medo.

 

Acessórios

Pensando nisso temos alguns acessórios para você combinar no seu look e usar no seu dia a dia, desde que os acessórios com tema religioso viraram tendência entre o mundo todo, esse tipo de peça se tornou algo que vai além de apenas uma demonstração de fé. Porém, a maioria das mulheres que usam esses acessórios tem como finalidade reforçar o amor pela sua religião. Só que nada te impede de usar a peça: tenha apenas em mente o seu estilo.

Colar mão de Fátima

Veja mais algumas opções em nosso site, clique aqui.